Redes sociais: como usá-las no marketing digital

Para entendermos como o Marketing Digital pode ser aplicado nas redes sociais, primeiro precisamos conhecê-lo. Muitos já ouviram falar e alguns já até experimentaram, mas, de fato, o que ele é?

Como já explicamos em outro post, o Marketing Digital nada mais é do que os meios modernos que temos para atingir o público desejado de forma eficaz. São estratégias aplicadas no mundo digital, tendo como objetivo aumentar o engajamento, fortalecer a marca e, por consequência, realizar mais e melhores vendas.

Existem estratégias de marketing específicas para as redes sociais, funcionando como uma rede de conteúdos interessantes para o público em questão. Elas podem ser desenvolvidas dentro de diferentes estratégias, são essas:

InBound Marketing

São estratégias passivas do marketing, visando atrair e converter mais clientes usando conteúdos relevantes. Explorando canais como, mecanismos de busca, blogs e as próprias redes sociais como fonte de divulgação das informações prestadas.

SEO (otimização para mecanismos de busca)

Este se resume em um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que seu site melhore o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Nas redes sociais podem ser alcançados por meio de hashtags, títulos persuasivos e produção acerca de temas bastante abordados no momento.

Marketing de Conteúdo

São estratégias para atrair seu público-alvo para o seu site ou rede social por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos do ponto de vista dele, basicamente é a técnica de Inbound Marketing de uma forma mais geral, não necessariamente visando o acompanhamento no funil de vendas.

Essa técnica gera valor para que essas pessoas interajam com a página, fazendo também com que elas lembrem positivamente de sua marca ou produto.

Outbound Marketing

Aqui são consideradas todas as estratégia do marketing tradicional, ativas de prospecção de novos clientes e podem ser desenvolvidas por meio das redes sociais. Por exemplo, uma campanha de divulgação dos novos lançamentos feitos em anúncios e impulsionamentos do Facebook e Instagram. Entendeu?

E-mail Marketing

Os e-mails também podem ser considerados redes sociais de informação e comunicação, podendo englobar o Marketing de Conteúdo, Inbound e Outbound Marketing. Eles podem ser promovidos a partir de campanhas em redes sociais para a captação de leads, por exemplo. São estratégias de comunicação de empresas com seus consumidores e potenciais clientes que se cadastraram para receber conteúdos interessantes e promoções.

Remarketing

Exibição de anúncios para consumidores que já tiveram contato com a marca, serviço ou produto. Esses são conhecidos como “anúncios perseguidores”.

Agora que temos esclarecido um pouco sobre o uso das ferramentas de marketing digital nas redes sociais, vamos entender como aplicá-las nas suas divulgações.

Primeiro é preciso aprender que para cada tipo de serviço/produto existe um tipo de audiência, um tipo de público. Por exemplo:

  • Pessoas que visualizam mais fotos, preferem o Instagram;
  • Pessoas que preferem vídeos, preferem o Youtube;
  • Pessoas que visualizam os conteúdos mais rápidos e sem muita edição, preferindo o Snapchat;
  • Pessoas que gostam de conteúdo mais completos usam o Facebook e blogs;
  • Pessoas que querem conhecer mais sua empresa, num contexto geral, indo até o seu site.

Para cada tipo de audiência é usada uma estratégia especifica. Com elas, temos a possibilidade de conhecer cada público nas redes sociais, avaliando o que é mais atrativo para eles e como tem sido a relação com os produtos ou serviços da empresa.

Não acompanhar seus clientes é fechar os olhos para uma ação crescente do mercado, perdendo espaço midiático e presença online. Agências especializadas em publicidade e marketing são capazes de direcionar sua empresa para esse mundo digital por meio de estudos e aplicação das melhores estratégias para você, gerenciando suas redes, gerando envolvimento com seu público e captando novas oportunidades.

Vivencie e alie-se ao marketing digital nas suas redes sociais! Qualquer dúvida, entre em contato e marque um café conosco. 😉

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