O que é Branding? E por que ele é tão importante?

“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”. (Walter Landor)

Partindo deste ponto, conseguimos ilustrar o que de fato é o Branding, e por que ele é tão importante. Branding é muito mais que pensamos. Não se trata apenas de uma identidade visual, logotipo, ou o nome da sua empresa. Mas sim de conceitos estratégicos e ações construídas para que a empresa se destaque e mude não apenas o mercado em torno de si, mas que seja referência na sociedade em que se aplica e na mente das pessoas.

Uma boa construção, define desde a forma de atendimento ao cliente, funcionário, qualidade do produto ou serviço, logística inclusive seu discurso político, podendo ser um grande influenciador de massa. Portanto, todos os movimentos que a empresa faz despertam sensações e criam conexões. São práticas que definem se uma pessoa prefere uma determinada marca ou outra.

Branding também exige atualizações constantes. Assim como a internet acelera todo o processo de globalização, as marcas precisam estar de acordo dentro de sua própria política, aos interesses da sociedade.

Hoje, marcas como Apple, McDonalds, Coca-Cola, Amazon, trabalham seu branding de forma exemplar. Sabemos que são empresas que tem poder de ditar novos conceitos e através de toda sua aplicação de estratégia em cima de seu próprio nome geram grandes receitas e a cada dia se enraízam mais em nossa sociedade. Logo, não podemos ignorar o fato que é essencial, uma forma garantida para consolidar e fidelizar novos clientes.

Um artigo que pode complementar e ajudar a construir um branding de maneira mais efetiva é: aplicando o design thinking na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *