Mídia digital: canais orgânicos e pagos

Ao falar de Marketing Digital, logo abordamos os canais existentes para que você possa divulgar a sua marca. Cada um tem suas especialidades, limitações e interesses. Por isso, é imprescindível que você entenda muito bem o funcionamento deles para incluí-los na sua campanha.

Neste texto vamos te mostrar algumas das ferramentas mais utilizadas no mercado digital. Fique de olho, se o seu concorrente está fazendo sucesso por meio de alguma delas, você precisa se destacar também!

A primeira coisa que você precisa entender é que, quando falamos de resultados orgânicos, significa que são resultados obtidos por meio de plataformas não pagas. Não tem investimento retido em mídia, propriamente dito. Já os canais pagos, óbvio, é onde você designa uma quantia estratégica para a veiculação do seu anúncio durante um tempo determinado.

SEO

O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para a otimização do seu site, fazendo com que ele ranqueie melhor na posição estabelecida pelo Google. Ele pode determinar a aparição da sua marca nas pesquisas feitas pelo usuário por meio do Google, sacou?

Para isso, são usadas palavras-chave estratégicas no conteúdo do site inteiro, inclusive nas imagens, para que o Google entenda que o seu site está muito bem organizado e queira posicionar melhor ele. Ou seja, totalmente gratuito.

Você deve atrair o cliente pelo que escreve ali, até porque os cliques também te ajudam no ranqueamento. Lembrando que anúncios pagos, que vamos ver a seguir, geralmente passam na frente dos sites otimizados por SEO.

Pesquisa Google Adwords

Essa é uma das mídias pagas que mais se fala no meio digital. Funciona da seguinte forma: Você escolhe uma quantia para depositar na plataforma e ela coloca o seu anúncio para aparecer no topo das pesquisas do Google, se ele for pensado com palavras estratégicas que fazem sentido para o sua marca e objetivo.

Aqui você disputa o lance do custo por clique (CPC) da palavra-chave com seus concorrentes e, como já deve imaginar, quanto mais você paga por ele, melhor ranqueado você estará.

Display

É basicamente a mesma coisa que os anúncios de pesquisa do Google Adwords, mas este é feito com imagens alocadas em sites de grande visualização, podendo funcionar de diversas formas:

– Custo por clique (CPC): só ao clicarem na sua imagem que você paga.

– Custo por mil (COM): você paga por mil aparições no site escolhido.

– Custo por ação (CPA): o pagamento é debitado somente se houver uma ação, como, por exemplo, uma compra.

– Programática: seu anúncio é programado para aparecer somente para o seu público específico, de acordo com os interesses dele.

– Diário: você paga um valor fixo pela exibição diária do seu anúncio. Apropriado quando é uma promoção relâmpago, por exemplo.

Inbound Marketing

Essa técnica é minuciosamente estratégica. Visa atrair o interesse do seu público-alvo de alguma forma. O SEO é muito usado aqui também, mas o que mais se pensa ao falar de Inbound é em Marketing de Conteúdo, onde você desenvolve um conteúdo para o seu cliente para que ele crie um interesse de acessar a sua plataforma em busca de novas informações, como realizar tais funções, por exemplo.

A partir disso, você pode oferecer o envio de conteúdos para o e-mail dele, e isso requer um cadastro feito por parte do usuário. Assim, você consegue captar dados do seu cliente e informações sobre ele. Conhecendo melhor seu cliente, a possibilidade de acertar nas estratégias de divulgação do seu serviço é maior. É uma troca, vocês fornecem informações relevantes um para o outro!

Facebook Ads

Neste você paga uma quantia determinada para impulsionar sua página, publicações específicas e/ou eventos no Facebook. Isso faz com que as peças impulsionadas apareçam para um número maior de pessoas durante o acesso delas na rede social, mesmo que nunca tenham visto sua marca lá.

Este aqui é o meio mais básico dos básicos se o seu público é usuário frequente do Facebook. E não tem só para esta plataforma, não. Outras redes sociais também contam com o serviço. O Instagram, LinkedIn, Twitter

Referencial

Você já deve ter visto aqueles blogueiros e youtubers citando uma marca durante seu vídeo ou foto publicada em suas redes sociais. Calma, não é basicamente isso! Eles são os chamados influenciadores digitais, porque influenciam diretamente seus seguidores a conhecer ou adquirir tal produto por falarem sobre.

Aqui você pode fazer de duas formas: pagá-los para falar do produto/serviço ou impactá-los de forma que eles mesmos se sintam motivados a falar sobre a sua marca. Como, por exemplo, fazer um grande evento e convidá-los. Imagina que maravilha!

É claro que todas essas técnicas dependem do objetivo da sua marca, do público que ela busca alcançar e do quanto você tem para gastar com isso. Lembre-se: publicidade bem-feita é o que te traz um retorno considerável e reconhecimento no mercado, ainda mais no meio digital! 😉

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