Por onde devo começar a desenvolver uma estratégia de Marketing Digital? Não precisa ser nada muito elaborado, o importante é iniciar o processo e rabiscar nem que uma folha de caderno frente e verso. Ainda assim, existem muitas empresas no mercado que não fazem este tipo de planejamento.
E você, tem uma estratégia de Marketing Digital?
Pensou bem e não tem ao menos uma estratégia de marketing digital? Sendo assim, acho que temos sugestões de qual caminho você deve seguir:
Inicie o seu plano de marketing digital definindo o seu ponto de partida e para onde você quer ir, esta definição irá facilitar o entendimento de quanto você deverá investir para que o marketing digital faça a diferença no seu negócio.
Após esta etapa de definição estude as ferramentas e integre a sua campanha digital.
Para te ajudar iremos compartilhar abaixo um pouco de nossa experiência.
Separamos os 10 problemas mais comuns de empresas que não tem uma estratégia.
1. Barco sem Rumo
Grande parte das empresas que não tem uma estratégia digital, muitas vezes não tem ao menos objetivos de mercado digital claro e bem definido. A ausência destes objetivos estratégicos prejudica sua empresa não só em encontrar novos leads, como também em manter os clientes já existentes. Sem objetivos não há como mensurar a quantidade de recursos necessários para atingir seu resultado digital.
2. Não estudar quanto seu cliente atua no mercado on-line
Se você não estudar a atividade online do seu cliente você estará ignorando uma fatia considerável de pessoas que estão optando por consumir através dos canais digitais. Grave erro, pois a dinâmica digital é bem diferente dos canais tradicionais, tanto no comportamento quanto no perfil de cada Lead.
3. Tenha a certeza de que seus clientes estão sim no mercado digital
Se você não está se planejando e investindo recursos no mercado digital, saiba que tem concorrente seu que está. Desta forma você perde campo e oportunidades.
4. Ainda não tem uma proposta de valores digitais?
Uma proposta de valor definida irá ajudá-lo a diferenciar seu serviço on-line, incentivando os clientes existentes e novos a se envolver e a permanecer fiel.
5. Falta de conhecimento amplo do seu consumidor digital
É certo de que o meio digital é o mais mensurável de todos. Mas o Google Analytics e outras ferramentas similares só medem informações frias, dados estatísticos.
Cabe a você entender seu consumidor enquanto humano sentimentos, comportamentos, preferências, assim torna-se necessário desenvolver ferramentas para identificar os pontos fracos e coletar os feedbacks necessários.
6. Falta de integração com os meios tradicionais
É muito comum especialista em Marketing Digital empacotarem soluções mirabolantes de ferramentas on-line, mas cuidado, a não interligação do meio digital com o marketing tradicional prejudica exponencialmente os seus resultados. Os meios de comunicação digitais funcionam melhor quando integrados aos meios tradicionais e aos canais de resposta.
7. O seu marketing digital está sendo menosprezado?
Destinação insuficiente de recursos e profissionais sem qualificação em e-marketing tornam difícil responder às ameaças competitivas de forma eficaz.
8. Você está desperdiçando tempo e dinheiro não concentrando forças
Mesmo que você tenha recursos suficientes, eles podem estar sendo desperdiçados. Este é particularmente um caso comum empresas maiores. Departamentos diferentes, utilizando ferramentas de marketing on-line diferentes para o mesmo propósito.
9. É preciso agilidade para ser dinâmico
Analise as principais marcas on-line como Google, Amazon, e-bay, mercado livre, todas são extremamente ágeis e dinâmicas, sempre em busca de testar novas abordagens e tendências a fim de aumentar o seu share e manter os seus leads.
10. Você não está otimizando
Todo site bem construído hoje oferece ferramentas capazes de analisar os seus resultados, porém os responsáveis acabam ignorando e não analisando ou delegando a analise a outros parceiros. O fato de não analisar os dados referidos tira a sua capacidade de reação estratégica. Analisar estes dados permite que você progrida e melhore continuamente suas pesquisas, experiência dos usuários, e-mail marketing, redes sociais, entre tantos outros caminhos.
Estes são apenas 10 dos principais problemas que podem ser evitados com uma estratégia bem pensada.
E ai, você está no caminho certo?