Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é a técnica que oferece conteúdos relevantes, com o objetivo de solucionar dúvidas recorrentes acerca do mercado, produto ou serviço para atrair os possíveis clientes ao seu site, blog ou loja.
Tudo depende do seu objetivo de marketing! Por isso, é imprescindível que você conheça a sua capacidade, o seu mercado e, principalmente, o seu cliente. Assim, é possível promover ações mais assertivas para engajar e unir tais técnicas com o seu Funil de Vendas. Até porque, vender está cada vez mais difícil atualmente, né?
O que é?
Consiste em uma junção de técnicas de Marketing de Conteúdo, SEO e ferramentas de redes sociais , Google Ads, e-mail marketing e blog com o objetivo de educar o cliente para que ele entre no seu Funil de Vendas, que é a Jornada de Compra dele. Não entendeu nada? Vamos com calma.
- Marketing de Conteúdo: quando a sua empresa cria e disponibiliza conteúdos estratégicos para o cliente visando algum objetivo de marketing.
- SEO: o Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para a otimização do seu site, fazendo com que ele ranqueie melhor na posição estabelecida pelo Google. Ele pode determinar a aparição da sua marca nas pesquisas feitas pelo usuário por meio do Google.
- Funil de Vendas e Jornada de Compra: são conceitos parecidos, um é visto do ponto de vista do cliente e o outro da empresa. No Funil de Vendas, quem está no topo está buscando informações para aprendizado e descoberta sobre o produto, quem está no meio do funil, está considerando e com intenção de comprar, e quem está no fundo do funil está avaliando as opções para a tomada de decisão, ou seja, para comprar. Dentro disso, o possível cliente vai seguindo etapas na sua Jornada de Compra de acordo com a fase que está no funil. Na jornada, ele tem as etapas de aprendizado, depois de reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Em suma, o Inbound é definido como as ações de marketing pensadas para que o seu cliente tenha interesse em acessar a sua plataforma em busca de novas informações, como alguma dúvida da utilização do seu produto, por exemplo.
A partir disso, você pode oferecer o envio de conteúdos para o e-mail dele, e isso requer um cadastro feito por parte do usuário. Assim, você consegue captar dados do seu cliente e informações sobre ele. Conhecendo melhor seu cliente, a possibilidade de acertar nas estratégias de divulgação do seu serviço é maior. É uma troca, vocês fornecem informações relevantes um para o outro.
Benefícios
O Inbound permite que você especifique o público certo para a sua campanha, para isso, você precisa saber quem é de fato o seu cliente. Diante dessa informação principal, você consegue usar as técnicas do Marketing de Conteúdo para conseguir objetivos muito maiores, como:
- Alcançar o público certo;
- Estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes;
- Aumentar o poder de persuasão;
- Encurtar o ciclo de vendas;
- Diminuir os custos;
- Aumentar o ticket médio;
- As campanhas digitais são eficazes justamente pela capacidade de mensuração em tempo real.
Além disso, você consegue fazer alterações cabíveis a qualquer momento da campanha, possibilitando um melhor desempenho ao longo dela.
Por que medir resultados?
A mensuração dos resultados é essencial para que consigamos entender o que está funcionando e o que precisa ser mudado, conhecendo melhor o cliente com tais respostas, possibilitando fazer adequações e otimizações no decorrer do processo para que melhor alcance os objetivos propostos.
Desta forma, o desempenho da sua campanha poderá acompanhar o estudo de comportamento do seu cliente, possibilitando a realização de testes e a mudança de estratégia, caso não tenha encontrado o melhor caminho ainda.
A mensuração de resultados te permite ter uma visão mais ampla das reações obtidas pelo público, mostrando o que realmente engaja e o que não engaja ele. Além disso, você consegue ver e medir o seu progresso ou regresso durante a campanha.