Entendemos o quanto é difícil para você saber onde investir, pensando na melhor forma de obter o retorno desejado para o seu negócio. Diante disto, o Marketing Digital apresenta soluções bastante eficientes e o Google Adwords é uma delas.
A ferramenta faz parte do que chamamos de mídia paga, quando você investe em um canal midiático para divulgar seu serviço ou produto. Isso contribui para o alcance do seu público específico, já que as mídias digitais podem segmentar especificamente para quem irá divulgar, economizando tempo e dinheiro. Mas vamos ao que interessa!
1. Como posso anunciar?
- Pesquisa Google Adwords
Essa é uma das mídias pagas que mais se fala no meio digital. Funciona da seguinte forma: Você escolhe uma quantia para depositar na plataforma e ela coloca o seu site como anúncio com o objetivo de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas do Google, quando alguém busca pelas palavras-chave ativadas. Por isso, são pensadas palavras estratégicas que fazem sentido para sua marca e objetivo.
Lembrando que depende de alguns fatores para realmente alcançar os primeiros lugares das pesquisas, são eles:
O quanto você paga pelas palavras: você disputa o lance da palavra-chave com seus concorrentes, quem paga mais, tem mais chances de aparecer nos primeiros lugares.
A relevância do seu site: conteúdos que chamam atenção do cliente, aumentando a taxa de clique. É dada por meio de um trabalho de SEO, feito minuciosamente pelo Google na parte interna do seu site.
A própria taxa de clique dos seus anúncios: avalia se o que você está anunciando é útil para o público que você determinou nas configurações. Quando mais útil e interessante você for, melhor ranqueado estará.
- Display
É basicamente a mesma coisa que os anúncios de pesquisa do Google Adwords, mas este é feito com imagens alocadas em sites referentes a assuntos relacionados com as suas palavras-chave e público-alvo.
Esta ferramenta permite que o seu anúncio seja exibido por meio de banners inseridos em páginas específicas, sendo na parte superior ou inferior da página, no meio do texto ou na lateral dele. É mais indicado quando seu produto chama muita atenção pelo visual, sendo uma novidade no mercado e não obtendo um número grande de pesquisas em cima dele, como: eventos, promoções relâmpagos, lançamento de produtos.
- Google Shopping
Sabe quando você procura algo no Google e aparece uma barra de produtos com seus respectivos preços já no topo dos resultados?
É aquilo mesmo. Só está disponível para e-commerce e nada mais é que apresentar seus produtos destacados acima dos outros resultados de pesquisa mostrando as informações principais dele – nome, local de venda, preço.
A classificação funciona de forma bem semelhante com o Adwords Pesquisa, quanto mais cliques e interesse ele apresenta ao público, melhor colocado ele estará dentre outros anunciantes.
- Google Apps
Utilizado para divulgar aplicativos diretamente em dispositivos mobile, já que são os usuários que podem baixá-lo a partir do próprio anúncio. Geralmente anunciam desta forma no Google Play, onde o app aparece como anúncio patrocinado e destacado. Então, se você tem um app, pode apostar neste tipo de anúncio!
- Anúncios em Vídeo
Este aqui aparece no YouTube e, com certeza, você já viu um deles quando tentou ouvir aquela música para relaxar. Você consegue atrelar o seu anúncio aos vídeos que interessam ao seu público-alvo.
Vamos aos exemplos! Uma marca de roupa fitness pode anunciar em vídeos de coreografias de fitdance. Escolas pode anunciar nos vídeos relacionados à educação, blogueiros que ensinam história, biologia ou outras matérias. E assim por diante.
2. Formas de pagamentos
Existem diversas formas de adequar o valor investido para que ele consiga ser usado pelo período que você determinar, buscando alcançar o objetivo que você traçou.
- Custo por clique (CPC): você será cobrado apenas quando clicarem no seu anúncio. Indicado para quando você quer levar pessoas até seu site, basicamente.
- Custo por mil (CPM): você paga por um total de mil aparições. Indicado para quando aparecer é o seu objetivo, em campanhas em que se está buscando lançar a marca no mercado.
- Custo por ação (CPA): o pagamento é debitado somente se houver uma ação, como, por exemplo, uma compra. Indicada quando o assunto é vender, agendar um horário, reservar uma data, entre outras ações.
- Programática: seu anúncio é programado para aparecer somente para o seu público bem em específico e segmentado de acordo com os interesses dele. É mais caro, de primeiro momento, mas pode apresentar melhores resultados, ainda mais se o seu público é muuuuito específico.
- Diário: você paga um valor fixo pela exibição diária do seu anúncio. Apropriado quando é uma promoção relâmpago e você quer ficar lá o dia inteiro, por exemplo.
Para programar seus anúncios, é preciso criar uma conta no Google Adwords e saber navegar pela plataforma. Depois de implementados, é de extrema importância que seus dados sejam acompanhados, pois dizem muito sobre o desempenho do seu investimento, analisando o que realmente está sendo assertivo. Assim, você poderá otimizar suas campanhas, alterar palavras de interesse, mudar o texto para que fique mais atrativo, negativar palavras que estão atrapalhando, entre outras ações que te ajudaram a alcançar melhor o seu objetivo como marca.
Achou interessante? E se você está pensando que o Google está dominando tudo, é verdade! rs Qualquer dúvida, entre em contato com a gente! 😉